A CAF – Common Assessment Framework ou Estrutura Comum de Avaliação é uma ferramenta de apoio à implementação de processos de autoavaliação nos serviços públicos tendo em vista a introdução de conceitos de gestão pela qualidade e de melhoria contínua.
A CAF tem vindo a ser adotada pelas Administrações Públicas dos países membros da União Europeia com o intuito de possibilitar a comparação (benchmarking) de boas práticas entre os serviços que delas fazem parte. Esta ferramenta, assenta em nove critérios que contemplam as grandes áreas de funcionamento das organizações. Destes, cinco definem-se como “critérios de meios” e quatro como “critérios de resultados”. Os “critérios de meios”, dizem respeito aos meios que a organização tem ao seu dispor para desenvolver as suas atividades. Os “critérios de resultados” dizem respeito aos resultados que a organização obtém com o desenvolvimento dessas atividades.
A implementação da CAF nos serviços públicos da Administração Regional dos Açores é uma medida fundamental para a prossecução do Plano Regional para a Promoção da Qualidade nos Serviços Públicos. Este processo de autoavaliação e os planos de ação que daí resultarem, vão permitir aos serviços uma melhor preparação para estipular objetivos organizacionais (curto/médio/longo prazo) e individuais que possam ser medidos com a introdução de um Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública dos Açores.