Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública – Direção Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público

CAF - COMMON ASSESSMENT FRAMEWORK

Data 01/01/2015

Main Content

CAF 2013

A versão CAF 2013 foi apresentada no 5º Evento Europeu de Utilizadores CAF que decorreu em Oslo, a 27 e 28 de Setembro de 2012.
Para além de um design mais arrojado e de uma estrutura que pretende evidenciar a imagem de dinamismo associada a esta ferramenta de autoavaliação, concebida e moldada para a administração pública, foram efetuadas alterações aos seguintes itens:

  • Introdução Geral;
  • Introdução de cada um dos nove critérios e subcritérios;
  • Nos exemplos para tornar os Subcritérios mais compreensíveis;
  • Introdução de melhorias na metodologia de aplicação (10 Passos);
  • Integrados os 8 princípios da excelência;

O novo modelo CAF 2013 apresenta-se aos utilizadores mais facilitado e intuitivo. As principais mudanças registam-se ao nível do critério 5, onde foram fundidos dois subcritérios e criado um novo.
No geral, todos os exemplos foram revistos e adaptados às mudanças na estrutura. O glossário foi atualizado em conformidade e os 8 Princípios de Excelência para o setor público são agora claramente definidos, sendo presentemente também desenvolvidos os níveis de maturidade no contexto do Processo de Feedback Externo da CAF (PEF), processo que disponibiliza um parecer externo sobre a introdução da gestão da qualidade total na organização - CAF.
Em Novembro de 2013 ficou disponível a versão portuguesa. Para a consultar e/ou exportar clique no documento infra.

CAF 2006

A CAF 2006, embora com algumas diferenças relativamente à versão de 2002, não apresenta dificuldades aos utilizadores que pretendam continuar a utilizar esta ferramenta. Na verdade, as alterações introduzidas, vêm, na sua globalidade, trazer aspetos positivos e de melhor adequação à realidade dos serviços públicos. Nesta versão é dada maior ênfase à modernização e inovação. Esta preocupação está presente, de forma mais explícita, nos critérios sobre a liderança e estratégia, enquanto que a necessidade de permanente inovação é apresentada no critério gestão dos processos e da mudança.

A CAF – 2006 constitui-se como mais um passo no sentido da melhoria continua na Administração Pública, proporcionando-lhe maior capacitação para ser mais inovadora, moderna, de qualidade e focada nos cidadãos.

À semelhança do que aconteceu para a CAF 2002 e seguindo a estratégia regional delineada, a Vice-Presidência por intermédio da DROAP, elaborou e colocou à disposição das partes interessadas e, em particular dos intervenientes no processo, o manual de apoio “ A CAF-2006 na Administração Pública Regional.

CAF 2002

A Vice-Presidência do Governo Regional, por intermédio da Direção Regional de Organização e Administração Pública, disponibiliza aos serviços públicos regionais o "Manual de apoio para aplicação da CAF nos Açores". Esta publicação justifica-se pela necessidade de dar visibilidade à estratégia regional em relação ao processo de implementação da CAF nos serviços da Administração Pública Regional. O Manual contem um conjunto de orientações práticas para implementação do modelo CAF por parte dos dirigentes e colaboradores dos serviços públicos regionais.