Centro de Documentação e Arquivo

O Centro de Documentação e Arquivo, da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública é um centro especializado na aquisição, pesquisa, tratamento, organização, gestão e difusão de documentação e informação técnica, especialmente da área jurídica.

Acompanhando as tecnologias da Sociedade da Informação e do Conhecimento disponibilizamos neste espaço, um vasto leque de informação e documentação, como forma de assegurar uma melhor qualidade do serviço à administração pública e ao cidadão.


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Legislação Nacional

Deliberação n.º 145/2025, de 30 de janeiro
Regimento da Comissão Nacional de Eleições.

Decreto-Lei n.º 2/2025, de 23 de janeiro
Executa o Regulamento (UE) 2022/868, relativo à governação europeia de dados.

Despacho n.º 1103-B/2025, de 23 de janeiro
Orientações sobre a política salarial a adotar no setor empresarial do Estado em 2025.

Portaria n.º 19/2025/1, de 22 de janeiro
Procede à fixação do valor médio de construção a vigorar no ano de 2025.

Portaria n.º 14/2025/1, de 20 de janeiro
Altera a Portaria n.º 324/2017, de 27 de outubro, que fixa os encargos a suportar pelas entidades empregadoras com a verificação da incapacidade para o trabalho dos respetivos trabalhadores, mediante a realização de juntas médicas ou através da verificação domiciliária da doença.

Decreto-Lei n.º 1/2025, de 16 de janeiro
Altera a base remuneratória e atualiza os valores das remunerações e ajudas de custo da Administração Pública.

Regulamento n.º 38/2025, de 9 de janeiro
Aprova o Regulamento Relativo à Portabilidade de Números.

Despacho n.º 446/2025, de 9 de janeiro
Aprova o modelo de atestado médico de incapacidade multiúso (AMIM).

Portaria n.º 6-C/2025/1, de 6 de janeiro
Segunda alteração à Portaria n.º 73/2018, de 12 de março, que define os termos e as condições de utilização do Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) para a certificação de atributos profissionais, empresariais e públicos através do Cartão de Cidadão e Chave Móvel Digital.

Portaria n.º 6-A/2025/1, de 6 de janeiro
Procede à atualização anual das pensões de acidentes de trabalho para o ano de 2025.

Portaria n.º 372-B/2024/1, de 31 de dezembro
Procede à atualização anual das pensões e de outras prestações sociais.

Portaria n.º 358/2024/1, de 30 de dezembro
Determina a idade normal de acesso à pensão de velhice em 2026.

Legislação Regional

Despacho n.º 225/2025, de 31 de janeiro
Aprova o novo modelo de atestado médico de incapacidade multiuso.

Resolução do Conselho do Governo n.º 14/2025, de 10 de janeiro
Mantém, para o ano de 2025, o subsídio a atribuir em benefício do passageiro residente na Região Autónoma dos Açores, a designada Tarifa Açores.

Resolução n.º 1/2024-PG, de 3 de janeiro
Programa anual da Secção Regional dos Açores para 2025 ― Resolução n.º 1/2024-PG.

Despacho n.º 2607/2024, de 30 de dezembro
Mapa anual global consolidado de recrutamentos autorizados para os serviços e organismos da administração regional no ano de 2024.

Despacho n.º 2603/2024, de 30 de dezembro
Aprova os modelos de formulários de candidatura ao procedimento concursal comum e para o exercício do direito de participação dos interessados, a que se refere o n.º 1 do artigo 44.º da Resolução do Conselho do Governo n.º 186/2024, de 16 de dezembro. Revoga o Despacho n.º 283/2019, de 11 de março, retificado pela Declaração de Retificação n.º 12/2019, de 1 de abril.

Resolução do Tribunal de Contas n.º 3/2024, de 18 de dezembro
Instruções para a fiscalização prévia especial.

Resolução do Tribunal de Contas n.º 2/2024, de 17 de dezembro
Programa anual da Secção Regional dos Açores para 2025.

Resolução do Tribunal de Contas n.º 1/2024, de 17 de dezembro
Instruções para a fiscalização prévia especial.

Despacho n.º 2255/2024, de 6 de novembro 
Criação do Grupo de Trabalho para promover o estudo e a construção do projeto piloto da semana dos quatro dias.

Despacho n.º 2254/2024, de 6 de novembro
Criação do Grupo de Trabalho para o Estudo e Planeamento do Rejuvenescimento da Administração Pública Regional.

Portaria n.º 92/2024, de 5 de novembro
Aprova as taxas devidas pela emissão de atestado médico de incapacidade multiuso.

Decreto Legislativo Regional n.º 8/2024/A, de 9 de outubro
Estabelece as regras e procedimentos relativos ao processo de descongelamento da carreira especial médica.